2ª Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos
Em Defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande
Com o propósito afirmado na EcoArte o Movimento Cabuçu tomou a Rua DomPedro II com a apresentação da 2ª Edição da Mostra de teatro de Rua Guarulhos, em defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, que caracteriza-se em um instrumento da política ambiental que permite a caracterização de sua área como sendo de desenvolvimento sustentável, pois compatibiliza o exercício das atividades econômicas com a manutenção da qualidade ambiental e proteção da biodiversidade.
.
A iniciativa deu se em 2009 criando-se um formato próprio de apresentação onde todo o cênico vem compartilhando de um grande camarim onde a temática reluz na confraternização e na troca de saber cênico entre os grupos.
Dentro deste clima a 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua, que aconteceu no último dia 18 de dezembro, contou com a presença da CIA Shalom de Artes, Grupo Imaginários de Teatro, CIA Los Xerebas, Nação São Miguel de Maracatu e com o grupo Mundo em Foco responsável por todo registro audiovisual do evento.
Assim ao sair em cortejo do Centro de Educação Adamastor passam a contracenar na rua improvisando através de expressões corporais e enquetes interagindo com o público.
Em especial a 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua foi beneficiada pela Natureza que nos trouxe em seu cenário Ambiental, a “Chuva”.
Toda trupe que contava com cerca de 70 atores, interagiram com este fator climático como elemento natural do espetáculo, elevando a auto-estima e recebendo aplausos em apresentação de cenas lúdicas.
Neste clima toda Trupe chega ao calçadão, marcando todo seu território cênico passando a interagir com seus expectadores que se abrigavam debaixo de seus guarda-chuvas.
As cores dos figurinos tinham nas cores dos guarda-chuvas o brilho no desvendar deste palco em meio às atenções de crianças que não passavam despercebidas pelas câmeras do Grupo Mundo em Foco.
A 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos se afirma na sua metodologia criada pela direção.
Para Oziel de Souza e Rodrigo Maia, diretores da Mostra de Teatro de Rua, mais uma vez a Mostra cumpre seu papel artistisco, social e ambiental, trazendo a público sua manifestação em defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, evidenciando o meio físico, biótico e antrópico, diante da utopia que se abre nesta exposição propiciada por cada ator que manifesta seu sonho profético ganhando espaço perante a sociedade Guarulhense.