sábado, 25 de dezembro de 2010
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Carta entregue ao Presidente Lula na Expo Catadores - dia 23.12.10
Guarulhos, 23 de dezembro de 2010
Ao Excelentíssimo Presidente da Republica do Brasil.
Luis Inácio Lula da Silva
Manifestamos as questões do seio da sociedade brasileira e em particular a moradia que acompanha as razões socioeconômicas onde cada cidadão tem o direito de ter uma vida digna de construir uma família e que cada membro desenvolva-se a cerca da Educação, Saúde e Trabalho.
Em meio à construção da história criamos a vivência regional passando nos apresentar com uma identidade sociocultural, que por sua vez desperta o crescimento da cidadania, com motivação e integrada nos valores em prol de uma nação que atende as manifestações políticas tirando-as da camada do desfavorecimento que só o neoliberalismo tem tirado proveito diante da carência dos diversos segmentos socioculturais.
Atenciosamente,
Movimento Cabuçu & Mundo em Foco
www.mundoemfoco.org
www.movimentocabucu.blogspot.com
2ª Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos
2ª Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos
Em Defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande
Com o propósito afirmado na EcoArte o Movimento Cabuçu tomou a Rua DomPedro II com a apresentação da 2ª Edição da Mostra de teatro de Rua Guarulhos, em defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, que caracteriza-se em um instrumento da política ambiental que permite a caracterização de sua área como sendo de desenvolvimento sustentável, pois compatibiliza o exercício das atividades econômicas com a manutenção da qualidade ambiental e proteção da biodiversidade.
.
A iniciativa deu se em 2009 criando-se um formato próprio de apresentação onde todo o cênico vem compartilhando de um grande camarim onde a temática reluz na confraternização e na troca de saber cênico entre os grupos.
Dentro deste clima a 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua, que aconteceu no último dia 18 de dezembro, contou com a presença da CIA Shalom de Artes, Grupo Imaginários de Teatro, CIA Los Xerebas, Nação São Miguel de Maracatu e com o grupo Mundo em Foco responsável por todo registro audiovisual do evento.
Assim ao sair em cortejo do Centro de Educação Adamastor passam a contracenar na rua improvisando através de expressões corporais e enquetes interagindo com o público.
Em especial a 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua foi beneficiada pela Natureza que nos trouxe em seu cenário Ambiental, a “Chuva”.
Toda trupe que contava com cerca de 70 atores, interagiram com este fator climático como elemento natural do espetáculo, elevando a auto-estima e recebendo aplausos em apresentação de cenas lúdicas.
Neste clima toda Trupe chega ao calçadão, marcando todo seu território cênico passando a interagir com seus expectadores que se abrigavam debaixo de seus guarda-chuvas.
As cores dos figurinos tinham nas cores dos guarda-chuvas o brilho no desvendar deste palco em meio às atenções de crianças que não passavam despercebidas pelas câmeras do Grupo Mundo em Foco.
A 2ª Edição da Mostra de Teatro de Rua – Guarulhos se afirma na sua metodologia criada pela direção.
Para Oziel de Souza e Rodrigo Maia, diretores da Mostra de Teatro de Rua, mais uma vez a Mostra cumpre seu papel artistisco, social e ambiental, trazendo a público sua manifestação em defesa da Área de Proteção Ambiental Cabuçu Tanque-Grande, evidenciando o meio físico, biótico e antrópico, diante da utopia que se abre nesta exposição propiciada por cada ator que manifesta seu sonho profético ganhando espaço perante a sociedade Guarulhense.
sábado, 18 de dezembro de 2010
2ª Edição da Mostra de Teatro vai as Ruas
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
"APA - Cabuçu Tanque-Grande" foi APROVADA.
Venho manifestar o cumprimento de mais uma Lição de Casa:
"APA - Cabuçu Tanque-Grande" foi APROVADA.
Sessão Extraordiária garantiu 33 VOTOS favoráveis a nossa causa.
A pressão exercida ontem sobre a DERSA foi de fundamental importância para transparecer a nossa verdadeira força Popular.
Grato a Tod@s que integram este processo da APA - Cabuçu Tanque-Grande desde a sua concepção!
--
R.Maia
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
FORA DERSA - GUARULHOS COLOCA DERSA PRA CORRER!!!
sexta-feira, 16 de julho de 2010
Guarulhos sai na frente em ação inédita...
Em uma ação inédita no Brasil, a Prefeitura de Guarulhos e o Ministério Público Estadual estão propondo a abertura de uma Ação Civil Pública contra as empresas de aviação civil, objetivando obrigar tais empresas a “compensar” pelos danos causados ao meio ambiente pela emissão de gases de efeito estufa de suas aeronaves.
A previsão legal para a propositura da ação é encontrada na Lei 6938, de 1981 – Lei da Política Nacional do Meio Ambiente que, em simples palavras, determina que aquele que polui o meio ambiente através de sua atividade é obrigado a indenizar ou reparar os danos causados, mesmo que sua atividade seja considerada lícita. Ou seja, a exploração de transporte aéreo para fins comerciais é
plenamente possível, aceitável e legal sob o ponto de vista mercantil, porém, de sua atividade lucrativa o meio ambiente é pealizado severamente. Sendo assim, a previsão da lei determina que para continuar a explorar essa atividade as empresas aéreas deverão arcar com os custos da sustentabilidade.
O Protocolo de Kyoto, assinado em 97 e ratificado em 99 por mais de 55% dos países, entrou em vigor em 2005 com a meta de reduzir a emissão de gases de efeito estufa, os mesmos que as aeronaves emitem (CO²). Portanto, essa Ação Civil Pública vai ao encontro da expectativa criada para melhorar a vida no planeta.
Concluído os estudos sobre a quantidade de CO² expelidos na atmosfera da cidade de Guarulhos, calcula-se que, somente pela atividade
do Aeroporto Internacional de Cumbica, no ano de 2009, seriam necessários o plantio de cerca de 2,9 bilhões de árvores para compensar o gás carbônico exalado pelas turbinas das aeronaves e, para plantar essa quantidade de árvores seriam necessários uma área equivalente a 50 cidades com dimensões de Guarulhos. Esses dados são da própria ANAC – Agência de Aviação Civil, órgão do Governo Federal e foi baseado em uma viagem de ida e volta com o percurso: São Paulo – Rio – São Paulo.
Não se trata de cobranças de tax ou de qualquer outro tipo de tributo, o que se pese é que as empresas aéreas inicie um plano para aumentar o potencial florestal de Guarulhos (aumentando de 30 para 45% a extensão das florestas protegidas por lei), recuperação de nascentes, córregos e suas respectivas matas ciliares, investimento em estudos tecnológicos para frear a poluição e buscar alternativas para compensá-las, bem como outras atividades necessárias para preservar para preservar o meio ambiente da Cidade.
“O meio ambiente não suporta mais a carga e a pressão ao qual estamos exercendo sobre ela. As propostas de sustentabilidade e compromissos de redução de emissão de gases de efeito estufa assumidos por diversas Nações do Mundo estão se mostrando ineficazes e continuamos a priorizar os lucros em detrimento do meio ambiente. Não é discurso de ambientalista, estamos vivenciando a degradação do planeta sem esboçarmos qualquer reação. A aviação civil não é a única vilã, existem outras fontes, porém, não é justo dividir com os cidadãos guarulhenses, que em sua esmagadora maioria sequer viaja de avião e tampouco participa dos lucros de tal atividade, tenha que suportar com sua própria saúde a poluição que cai sobre suas cabeças.”
Alexandre Kise – Secretário de Meio Ambiente
sexta-feira, 14 de maio de 2010
Participação nas Noites Autorais.
terça-feira, 23 de março de 2010
Projeto Água Viva
Mostra de Teatro de Rua - Guarulhos
Dar-se à reflexão quanto à necessidade das apresentações com base na ecologia a fins de promover meios que contribuam para um pensar produtivo em acordo com a Agenda 21 Local e Global.
A proposta contemporânea surge da reflexão do Artista Oziel Bonifácio, mediante apresentações vivenciadas junto a comunidades e assim trazendo o Eco-Teatro no papel de formador de opinião das demandas antrópicas, tendo o espaço palco, as praças, ruas e demais espaços alternativos de manifestações populares e os de codinome calçadão expondo textos do desenvolvimento sustentável.
Cartaz da 1ª Mostra de Teatro de Rua Guarulhos, realizada no dia 5 de Dezembro de 2009